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Critérios e Linha Editorial – DINO
Critérios e Linha Editorial – DINO
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Escrito por Ramon Ramos
Atualizado há mais de uma semana

O que é notícia?

Notícia é um texto jornalístico a respeito de fatos, acontecimentos atuais e de interesse público que podem ser comprovados, por exemplo, por meio de dados de pesquisas e informações de mercado.

Por exemplo: fatos sociais, econômicos, políticos, culturais e naturais podem ser notícia desde que sejam de interesse público.

Nós, do DINO, preparamos este passo a passo completo para que o seu conteúdo se torne uma notícia com o potencial de informar, de forma rápida e simples, fatos relevantes para o público de nossos sites parceiros.

Características de uma notícia ideal publicada através do DINO

• Texto informativo, sem emissão de opinião, que possua uma notícia (fato de interesse público);

• Escrito na 3° pessoa e de forma imparcial;

• De 5 a 8 parágrafos;

• Apresentam dados de mercado ou resultados de pesquisa em caso de afirmações como tendências, crescimento, diminuição, etc;

• Referência a todas as fontes citadas no texto (com hiperlink), sem realizar denúncias, difamações, especulações ou mencionar terceiros sem autorização;

• Imagens que condizem com a pauta.

Os textos devem evitar:

  • Qualquer tema ou pauta que possa ferir a Política editorial e/ou Termos de uso;

  • Biografias, artigos opinativos, conteúdos com foco somente em pessoas;

  • Publicidade direta, indireta e qualquer elemento voltado para venda (ex: preços, benefícios, adjetivos, cases de sucesso);

  • As imagens não devem apresentar logo de empresa, produtos ou retratos de pessoas fora do contexto;

  • Uso de 1ª e 2ª pessoa (saiba, clique, veja, nós, somos, vamos, faça, acesse, seu, sua, você, eu, etc);

  • Não assinar o texto;

  • Não colocar saudações como: até logo, abraços etc.

EXEMPLO DE UMA NOTÍCIA NO PORTAL TERRA:

Passando a notícia a limpo:

Vamos estudar a notícia “No Brasil, 85% das pessoas obesas já sofreram gordofobia”, publicada em sites parceiros do DINO, como o Terra, no dia 13 de julho de 2022.

Essa notícia atende aos requisitos citados anteriormente, em “Características de uma notícia TERRA.com”.

1 - TÍTULO

“No Brasil, 85% das pessoas obesas já sofreram gordofobia”

Note que o redator escreve na terceira pessoa do singular, o que atende ao padrão jornalístico exigido pelo TERRA. Conforme o esperado, trazendo um tema abrangente e um elemento noticioso já no título.

Para evitar o caráter de release e ressaltar o de notícia, esta é uma estratégia a ser seguida, uma vez que nomes de empresas, produtos, ou terceiros devem ser deixados de fora de títulos jornalísticos.

2 - RESUMO/INTRODUÇÃO JORNALÍSTICA

A notícia está estruturada em oito parágrafos. Os dois primeiros parágrafos são chamados de "resumo/introdução jornalística". Estes parágrafos, precisam responder algumas questões logo na abertura da notícia: Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê?

“Pesquisa realizada por meio digital aponta a alta incidência de episódios de gordofobia que atingem pessoas com sobrepeso ou algum grau de obesidade”

Este é um dos recursos jornalísticos mais utilizados quando se trata de iniciar uma notícia e apresentar objetivamente os fatos mais relevantes. Além de facilitar a leitura, também agiliza o processo de escrita, conseguindo informar sem perder muito tempo.

Primeiro parágrafo: “Conforme a pesquisa Obesidade e a Gordofobia Percepções 2022, 85,3% das pessoas consideradas obesas já sofreram casos de gordofobia. O estudo realizado pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) em conjunto com a Sociedade Brasileira de Metabologia e Endocrinologia (SBEM), contou com a colaboração de 3621 participantes brasileiros, entre 18 e 82 anos, de ambos os sexos, e realizado entre os dias de 11 e 21 de fevereiro de 2022, publicada em junho do mesmo ano.”

Note que a pesquisa é utilizada como notícia pois era recente, tendo sido divulgada em junho, um mês antes de publicarmos. É importante lembrar que, para que um dado seja notícia, ele precisa ser recente (novidade).

3 – DESENVOLVIMENTO

Características gerais

A narrativa do texto deve ser feita em terceira pessoa, ou seja, o redator se “afasta” do fato e relata o que pôde observar, não se colocando como narrador participante. Por quê? Porque, como dito anteriormente, seu papel é informar o leitor por meio de relatos, sem expressar sua opinião a respeito – isso se tratando de notícias publicadas pelo DINO.

Observe que as informações são apresentadas seguidas da fonte, onde o redator evita o caráter opinativo e traz dados de terceiros.

Linguagem

Na notícia analisada, observamos que o redator escolheu utilizar uma linguagem coloquial com o fim de facilitar o entendimento para o maior número de pessoas possível. É assim que deve ser.

Isso não significa que as normas gramaticais possam ser desrespeitadas. Trata-se de usar vocabulário popular, cotidiano e inteligível, evitando – ou adaptando – termos técnicos demais; assim sendo, dependendo da atividade da sua empresa ou da natureza do seu produto, será necessário encontrar o vocabulário adequado para escrever a notícia.

Imparcialidade

O redator deve “traduzir” o fato de modo objetivo e o mais imparcial possível.

Evidentemente, é impossível alcançar 100% de isenção no texto, afinal, a própria construção do texto e o que será destacado depende, sim, das escolhas de quem escreve.

Mas o alerta é pontual: opinião é o leitor que forma a partir do que você, jornalista, informa. Assim sendo, não são aceitáveis adjetivações ou frases com juízo de valor, do tipo “a empresa X é a melhor”, ou “o produto da empresa X é o melhor”. Frases desse tipo não são compatíveis com o padrão jornalístico, e além de não serem aceitas em nenhum de nossos circuitos. Elas demonstram por si só ao leitor que ele não está diante de uma notícia imparcial, mas de um conteúdo com fins publicitários. Você não vai querer perder a credibilidade da sua notícia, não é?

Dados de pesquisa e/ou informações de mercado

Dados de pesquisa são fundamentais para embasar o que está sendo apontado e dar credibilidade à notícia. Seja no segundo ou terceiro parágrafo, estes elementos devem ter conexão com o tema abordado e, obviamente, os devidos créditos com hiperlink. Há muitas pesquisas divulgadas na web, então, basta procurar bem e alimentar ainda mais a notícia com informações relevantes.

Na notícia em estudo, são utilizados diversos dados de pesquisa e especialistas. Isto é importante para fundamentar o seu texto e dar credibilidade à notícia. Um conteúdo sem dados e referências corre o risco de ser taxado como um texto institucional ou publicitário, ou seja, fora do padrão esperado pelos sites parceiros do DINO. Além disso, o leitor sabe reconhecer quando o texto se trata de uma notícia, e tende a ter mais confiança nesse conteúdo do que em um texto explicitamente institucional/publicitário. Veja o exemplo abaixo do texto estudado:

“Em avaliação aos números apurados pela pesquisa, a Dra. Beatriz Alaga Pini, psicóloga e membro da equipe transdisciplinar do Instituto de Medicina Sallet, afirma que os dados escancaram o preconceito e a estigmatização social com relação à obesidade, revelando a dimensão de tal problemática.”

“São os obesos que ainda sentem e sofrem com a falta de informação das pessoas a respeito da obesidade como doença. Infelizmente, este tipo de preconceito se estende desde as pessoas que convivem diretamente com o obeso, até mesmo profissionais da saúde desinformados, o que só aumenta o sofrimento e dificulta a busca por um tratamento eficaz da enfermidade”, diz a psicóloga. “A confusão entre aparência e doença faz com que quanto maior o índice de massa corporal (IMC) maior será o preconceito e, provavelmente, o sofrimento da pessoa obesa.”

Citações

“Devemos ensinar a todos a respeitar as diferenças e a conviver na pluralidade da nossa sociedade. Ninguém tem obesidade por escolha. Por se tratar de uma doença crônica, seus portadores precisam ser tratados com responsabilidade e respeito”, finaliza a Dra. Pini.

O trecho em destaque é de uma das citações presentes da notícia que estamos analisando. Ferramenta muito útil para registrar a opinião de fontes e especialistas, este pode ser o espaço ideal para dar voz a uma fonte da sua empresa/produto, entretanto, o porta-voz que representa a empresa precisa ser especialista no assunto em que está sendo tratado, ok? Para que haja a credibilidade e autoridade necessária.

Tempo verbal do texto

De preferência, o tempo verbal deve ser, sempre, presente. Isso faz com que o relato se mostre mais preciso e recente. Entretanto, em casos de notícias pós-eventos ou resgate de assuntos abordados anteriormente, o tempo verbal deve ser coerente ao contexto, podendo se referir ao passado.

Imagens

Na notícia analisada, a imagem escolhida para ilustrar a matéria está dentro do padrão aceito pelo DINO. Observe que se trata de uma imagem genérica, e que remete diretamente ao tema abordado na pauta.

É assim que deve ser. São aceitas imagens que condizem com a pauta em questão, não apresentem logo de empresa, produtos com o nome ou logo das marcas, ou retratos de pessoas fora do contexto da notícia; Fotos também são bem-vindas, desde que sigam o mesmo caminho dos dados de pesquisa. Devem ter conexão com o tema abordado e créditos remetidos ao fotógrafo.

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