Todas as coleções
Dicas: Produção de Conteúdo
Como aplicar estratégias de SEO em sua notícia
Como aplicar estratégias de SEO em sua notícia
Elisabete Albuquerque avatar
Escrito por Elisabete Albuquerque
Atualizado há mais de uma semana

Você já sabe disso, mas vale a pena reforçar: seu conteúdo aqui no DINO sempre será noticioso. Ainda assim, isso pode gerar desconfortos ao pensar em como inserir estratégias de SEO - geralmente aplicadas em blogposts.

Pensando nisso, conversamos com o especialista Alison Moraes, responsável pelas ações de Marketing Digital do Grupo Comunique-se, e reunimos dicas valiosas para aplicação das estratégias do início ao fim de sua notícia.

Lembre-se: antes de tudo, defina seu público-alvo e quais as palavras-chave de seu conteúdo. É crucial que o texto tenha entre 3 e 5 expressões-chave, ok? Isso influencia diretamente nos resultados.

Acompanhe, abaixo, como aplicar estratégias básicas de SEO em cada etapa de seu conteúdo.

Título:

Utilize expressões-chave para descrever o setor de atuação do produto ou marca.

Como sabe, não permitimos que o nome da empresa, produto ou pessoa conste no título e, como estratégia, vale muito mais a pena utilizar uma expressão que leve o leitor a entender de qual setor aquele texto falará.

Por exemplo: “Consumo de notícias através de meios digitais cresce x% na pandemia”

Veja que há duas expressões essenciais para nossos resultados: o que oferecemos (consumo de notícias) e nosso meio de comunicação (meios digitais).

Resumo (linha fina):

Por ser um espaço de destaque em seu texto, é fundamental que, além de sua marca, utilize as expressões no resumo. Mescle informações de forma sutil e capriche no desenvolvimento. Veja este exemplo:

Seguindo recomendação da OMS, autoridades do Brasil e do mundo estabeleceram medidas de isolamento social que mudaram, inclusive, a rotina de consumo de notícias e informações. Especialista de marketing da DINO destaca quais os impactos positivos e negativos desse cenário”.

Além de dados atuais, o resumo inclui as expressões relacionadas ao público-alvo e o nome da empresa.

Texto:

Seu texto deve iniciar com dados de mercado, contextualizando o leitor acerca do conteúdo abordado na matéria. Se possível, utilize ao menos uma das expressões-chave no início de seu texto.

Confira o exemplo na introdução do texto Segundo dados, x% das pessoas preferem consumir notícias através de meios digitais, publicado pela DINO:

“As mil faces dos espaços digitais e alternativas para o consumidor de hoje em dia chamaram a atenção das empresas para a importância da visibilidade online. Por isso mesmo, diversas ferramentas vêm sendo estudadas para que o alcance do conteúdo seja cada vez maior, o SEO (Search Engine Optimization), por exemplo, tem sido uma das ferramentas utilizadas por empreendedores para ter destaque em um enorme celeiro virtual como o Google, que recebe mais de 100 bilhões de buscas por mês, segundo pesquisa do Mashable, do ano de 2015.”

O texto aborda a importância da visibilidade online, nesse contexto de alto consumo de informações através das mídias digitais, gerada através das estratégias de SEO, confirmadas, em seguida, por dados de mercado.

Subtítulos:

O uso de subtítulos, além de facilitar a leitura e organização de seu texto, contribui muito com as estratégias de marketing.

Você pode utilizar as palavras-chave para direcionar a leitura e trabalhar melhor cada tema, engajando seu público e facilitando o entendimento. O ideal é que seja uma leitura fluida, então evite termos muito técnicos, extensos e escritos em 1ª pessoa.

Links:

Seu texto deve ter, ao menos, dois links relacionados - um deles direcionado a um conteúdo do blog (se houver) e outro direcionado a uma pesquisa de mercado.

É interessante que, a cada 300 palavras, tenha ao menos um link. De todo modo, o redator deve trabalhar isso da forma que mais fizer sentido com seu planejamento.

O que precisa ser evitado de cara é inserir hiperlinks na palavra-chave do texto. Por exemplo, se a palavra-chave é “assessorias de imprensa”, o link não deve ser incluído nela, veja: “a ferramenta, já conhecida por assessorias de imprensa, passa a ser utilizada...”

É fundamental que os conteúdos relacionados nos links tenham relação direta com a notícia produzida.

Imagem:

Ao realizar o upload da imagem na plataforma, automaticamente serão exibidos espaços específicos para inserir as informações sobre o arquivo. É essencial que o texto alternativo (texto alt) tenha a palavra-chave inserida.

Outra dica importante é que o arquivo salvo no computador também contenha a palavra-chave. A orientação é: pare de salvar a imagem com nomes genéricos.

Se as palavras-chaves são "divulgador de notícias" e “assessoria de imprensa", o arquivo deve ser salvo no computador como: divulgador _de_noticias_para_assessoria_de_imprensa.

Dica extra:

Todas as dicas devem ser trabalhadas junto a uma estratégia, ok? Não é recomendado repetir a palavra-chave no texto inteiro. É importante trabalhar variações do termo, pois o Google compreende a linguagem variável - o que contribui expressivamente na experiência do usuário.

Agora que todas as dicas foram esclarecidas, você já pode inserir o seu texto em nossa plataforma para que seja publicado o mais breve possível! Reforçando que, para isso, é necessário seguir todas as exigências feitas pela nossa Linha Editorial.

Respondeu à sua pergunta?