Você já sabe disso, mas vale a pena reforçar: seu conteúdo aqui no DINO sempre será noticioso. Ainda assim, isso pode gerar desconfortos ao pensar em como inserir estratégias de SEO - geralmente aplicadas em blogposts.
Pensando nisso, conversamos com o especialista Alison Moraes, responsável pelas ações de Marketing Digital do Grupo Comunique-se, e reunimos dicas valiosas para aplicação das estratégias do início ao fim de sua notícia.
Lembre-se: antes de tudo, defina seu público-alvo e quais as palavras-chave de seu conteúdo. É crucial que o texto tenha entre 3 e 5 expressões-chave, ok? Isso influencia diretamente nos resultados.
Acompanhe, abaixo, como aplicar estratégias básicas de SEO em cada etapa de seu conteúdo.
Título:
Utilize expressões-chave para descrever o setor de atuação do produto ou marca.
Como sabe, não permitimos que o nome da empresa, produto ou pessoa conste no título e, como estratégia, vale muito mais a pena utilizar uma expressão que leve o leitor a entender de qual setor aquele texto falará.
Por exemplo: “Consumo de notícias através de meios digitais cresce x% na pandemia”
Veja que há duas expressões essenciais para nossos resultados: o que oferecemos (consumo de notícias) e nosso meio de comunicação (meios digitais).
Resumo (linha fina):
Por ser um espaço de destaque em seu texto, é fundamental que, além de sua marca, utilize as expressões no resumo. Mescle informações de forma sutil e capriche no desenvolvimento. Veja este exemplo:
“Seguindo recomendação da OMS, autoridades do Brasil e do mundo estabeleceram medidas de isolamento social que mudaram, inclusive, a rotina de consumo de notícias e informações. Especialista de marketing da DINO destaca quais os impactos positivos e negativos desse cenário”.
Além de dados atuais, o resumo inclui as expressões relacionadas ao público-alvo e o nome da empresa.
Texto:
Seu texto deve iniciar com dados de mercado, contextualizando o leitor acerca do conteúdo abordado na matéria. Se possível, utilize ao menos uma das expressões-chave no início de seu texto.
Confira o exemplo na introdução do texto “Segundo dados, x% das pessoas preferem consumir notícias através de meios digitais”, publicado pela DINO:
“As mil faces dos espaços digitais e alternativas para o consumidor de hoje em dia chamaram a atenção das empresas para a importância da visibilidade online. Por isso mesmo, diversas ferramentas vêm sendo estudadas para que o alcance do conteúdo seja cada vez maior, o SEO (Search Engine Optimization), por exemplo, tem sido uma das ferramentas utilizadas por empreendedores para ter destaque em um enorme celeiro virtual como o Google, que recebe mais de 100 bilhões de buscas por mês, segundo pesquisa do Mashable, do ano de 2015.”
O texto aborda a importância da visibilidade online, nesse contexto de alto consumo de informações através das mídias digitais, gerada através das estratégias de SEO, confirmadas, em seguida, por dados de mercado.
Subtítulos:
O uso de subtítulos, além de facilitar a leitura e organização de seu texto, contribui muito com as estratégias de marketing.
Você pode utilizar as palavras-chave para direcionar a leitura e trabalhar melhor cada tema, engajando seu público e facilitando o entendimento. O ideal é que seja uma leitura fluida, então evite termos muito técnicos, extensos e escritos em 1ª pessoa.
Links:
Seu texto deve ter, ao menos, dois links relacionados - um deles direcionado a um conteúdo do blog (se houver) e outro direcionado a uma pesquisa de mercado.
É interessante que, a cada 300 palavras, tenha ao menos um link. De todo modo, o redator deve trabalhar isso da forma que mais fizer sentido com seu planejamento.
O que precisa ser evitado de cara é inserir hiperlinks na palavra-chave do texto. Por exemplo, se a palavra-chave é “assessorias de imprensa”, o link não deve ser incluído nela, veja: “a ferramenta, já conhecida por assessorias de imprensa, passa a ser utilizada...”
É fundamental que os conteúdos relacionados nos links tenham relação direta com a notícia produzida.
Imagem:
Ao realizar o upload da imagem na plataforma, automaticamente serão exibidos espaços específicos para inserir as informações sobre o arquivo. É essencial que o texto alternativo (texto alt) tenha a palavra-chave inserida.
Outra dica importante é que o arquivo salvo no computador também contenha a palavra-chave. A orientação é: pare de salvar a imagem com nomes genéricos.
Se as palavras-chaves são "divulgador de notícias" e “assessoria de imprensa", o arquivo deve ser salvo no computador como: divulgador _de_noticias_para_assessoria_de_imprensa.
Dica extra:
Todas as dicas devem ser trabalhadas junto a uma estratégia, ok? Não é recomendado repetir a palavra-chave no texto inteiro. É importante trabalhar variações do termo, pois o Google compreende a linguagem variável - o que contribui expressivamente na experiência do usuário.
Agora que todas as dicas foram esclarecidas, você já pode inserir o seu texto em nossa plataforma para que seja publicado o mais breve possível! Reforçando que, para isso, é necessário seguir todas as exigências feitas pela nossa Linha Editorial.