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Qual o circuito mais indicado para o meu conteúdo?
Qual o circuito mais indicado para o meu conteúdo?

Entenda as diferenças dos conteúdos em cada circuito e escolha o melhor para você

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Escrito por Elisabete Albuquerque
Atualizado há mais de uma semana

O DINO é uma Agência de Notícias Corporativas, com um Divulgador de notícias, que garante a publicação de conteúdos em veículos parceiros, nos quais o foco está no uso de linguagens e estruturas informativas e noticiosas. Ou seja, evitando conteúdo publicitário e comercial.

Atualmente, são ofertadas 3 opções de circuitos que podem ser contratados de forma recorrente ou pontual. O que diferencia estas opções são os veículos parceiros, e consequentemente, a linha editorial. Confira as diferenças e valores em nossa página de circuitos

Antes de mais nada, precisamos falar sobre a diferença entre um release e uma notícia. Desta forma, ficará mais fácil de você identificar em qual desses se enquadra o seu conteúdo e consequentemente qual circuito melhor te atende.

Release - é um texto informativo cuja função é servir de comunicado à imprensa sobre algo ou alguém que pode vir a se tornar notícia. Seja como sugestão de pauta ou informação institucional, este tipo de conteúdo reúne em si o máximo possível de informações a respeito do assessorado.

Exemplos: eventos, entrevistas, novidades corporativas e de mercado e materiais explicativos, são alguns exemplos de temas para releases. Lembrando que nenhum deles se resume à propaganda com fins comerciais.

Notícia - é um texto informativo, porém com uma especificidade: sempre apresentará algum fato novo, relevante e de interesse público. Sua estrutura segue o formato jornalístico de notícias. Então seu conteúdo deve ser objetivo, apurado, imparcial, formal e fundamentado por dados, estudos, levantamentos e pesquisas acerca do assunto apresentado ao leitor.

A notícia não tem o caráter comercial de um texto publicitário. Isso também vale para as fontes entrevistadas, afinal, suas citações devem comentar (e complementar) o fato noticioso/ pauta e não sobre si mesmas ou seus serviços prestados.

CIRCUITO INSTITUCIONAL

Se você tem como objetivo veicular informações corporativas e institucionais sobre seus assessorados (empresas, marcas, artistas etc.), mercado, eventos e afins, sem caráter comercial, o circuito institucional atende a esta demanda. Sendo uma boa opção para quem produz releases bem elaborados de acordo com a linha e a política editorial do DINO e seus sites parceiros.

Nele contamos com blogs expressivos como: Diário online DOL, Folha Vitória, Site da Serra e mais toda uma rede de blogs com temas variados. Mailing de jornalistas e relatório de visibilidade.

Confira alguns exemplos de conteúdos institucionais publicados neste circuito:

CIRCUITO INFORMATIVO

Caso sua intenção seja veicular um conteúdo mais informativo, sobre algum fato relevante, mas sem a necessidade de ser noticioso, essa é sua melhor opção.

Nesse circuito o conteúdo precisa ter uma estrutura jornalística, com informações objetivas, sem descrições tendenciosas (como elogios ou críticas), apresentando dados, datas e informações relevantes à pauta. Sempre sem o tom comercial de um texto publicitário.

Nele contamos com as principais agências de notícia do país, como: Mundo do Marketing, Agência Estado, Agência O Globo e grandes blogs como: Diário online DOL, Folha Vitória, Site da Serra e mais toda uma rede de blogs com temas variados. Mailing de jornalistas e relatório de visibilidade.

CIRCUITO NOTICIOSO

Mas se sua intenção é abordar um fato inédito, recente e de interesse público, o circuito noticioso cumpre esse papel de divulgação em grandes sites jornalísticos.

Nesse circuito potencializa-se o alcance de conteúdos noticiosos, que apresentam dados, pesquisas, estudos e informações novas. Informações estas que impactam (e ajudam a formar) a opinião pública.

Por esta razão, a linha editorial adotada pelo DINO, em conjunto com nossos sites parceiros, garante que serão publicados os materiais que apresentarem estrutura jornalística, com elementos básicos como:

  • fatos da atualidade para serem narrados;

  • dados de pesquisa recentes e devidamente referenciados;

  • fontes entrevistadas que sejam especialistas no assunto abordado;

  • apuração de todas as informações apresentadas;

  • caráter exclusivamente informativo, imparcial e impessoal (linguagem indireta e não textos em 1ª pessoa);

  • redação seguindo a norma culta da língua com narrativa coesa e coerente;

  • qualquer caráter comercial ou publicitário estará fora da linha editorial.

Neste circuito, que conta com portais como Terra e IG, o foco está sempre no elemento noticioso.

Confira alguns exemplos de notícias publicadas neste circuito:

Qualquer dúvida, entre em contato com a equipe de Sucesso do Cliente pelo chat ao lado 😉

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