Como você já deve saber, o DINO é uma Agência de Notícias Corporativas com um Divulgador de notícias que garante a publicação de conteúdos em veículos parceiros nos quais o foco está nas linguagens informativa e noticiosa, ou seja, evitando conteúdo publicitário e comercial.

Atualmente, são ofertados 4 opções de circuitos de planos que podem ser contratados de forma recorrente ou pontual e o que diferencia estas opções são os veículos parceiros. Confira as diferenças em nossa página de planos.

Primeiro, precisamos falar sobre a diferença entre um release e uma notícia, desta forma, ficará mais fácil de você identificar em qual destes se enquadra o seu conteúdo e consequentemente qual plano melhor te atende.

Release - é um texto informativo cuja função é servir de comunicado à imprensa sobre algo ou alguém que pode vir a se tornar notícia. Seja como sugestão de pauta ou informação institucional, este tipo de conteúdo reúne em si o máximo possível de informações a respeito do assessorado. Nem sempre apresentará um fato inédito e recente, mas manterá o caráter informativo.

Exemplos: eventos, entrevistas, novidades corporativas e de mercado e materiais explicativos são alguns exemplos de temas para releases - e nenhum deles se resume à propaganda com fins comerciais.

Notícia - também é um texto informativo, porém com uma especificidade: sempre apresentará algum fato novo, relevante e de interesse público. Sua estrutura segue o formato jornalístico - que pressupõe conteúdo objetivo, apurado, imparcial, formal e fundamentado por dados, estudos, levantamentos e pesquisas acerca do assunto apresentado ao leitor. Assim como o release, a notícia não incorpora o caráter comercial de um texto publicitário, por exemplo. Isso também vale para as fontes entrevistadas, afinal, suas citações devem comentar - e complementar - o fato noticioso e não sobre si mesmas ou seus serviços prestados.

Circuitos Básico e Intermediário

Para comunicadores que tenham como objetivo veicular informações corporativas e institucionais sobre seus assessorados (empresas, marcas, artistas etc.), mercado, eventos e afins, sem caráter comercial, os planos Básico e Intermediário atendem a esta demanda. Ambos contam com as principais agências de notícia do país (O Globo, Estado e Mundo do Marketing, no plano Intermediário) e uma rede de blogs com temas variados. Uma boa opção para quem produz releases bem elaborados de acordo com a linha e a política editorial do DINO e seus sites parceiros.

Confira alguns exemplos de conteúdos institucionais publicados neste circuito:

Circuitos Avançado e Profissional

Para quem deseja veicular algum fato inédito, recente e de interesse público, os planos Avançado e Profissional cumprem o papel de divulgação em sites jornalísticos. Diferentemente de releases e conteúdos institucionais (que podem ser informativos, mas não necessariamente trazem um fato inédito) estes planos potencializam o alcance de materiais noticiosos que apresentam dados, pesquisas, estudos e informações novas. Informações estas que impactam - e ajudam a formar - a opinião pública.

Por esta razão, a linha editorial adotada pelo DINO em conjunto com a de seus sites parceiros garante que serão publicados os materiais que apresentarem estrutura jornalística com elementos básicos como: fatos da atualidade para serem narrados; dados de pesquisa recentes e devidamente referenciados; fontes entrevistadas que sejam especialistas no assunto abordado; apuração de todas as informações apresentadas; caráter exclusivamente informativo, imparcial e impessoal (linguagem indireta e não textos em 1ª pessoa); redação seguindo a norma culta da língua com narrativa coesa e coerente. Qualquer caráter comercial ou publicitário estará fora da linha editorial.

Nestes planos, que contam com portais como Terra, IG e Metrópoles, o foco está no elemento noticioso.

Confira alguns exemplos de notícias publicadas neste circuito:

Caso ainda tenha dúvidas sobre qual a melhor modalidade para seu conteúdo, nos dê um “oi” aqui no chat ou entre em contato através do telefone com nossa equipe de Sucesso do Cliente.

Encontrou sua resposta?