Todas as coleções
Dicas: Produção de Conteúdo
O que é caracterizado como publicidade no texto?
Ramon Ramos avatar
Escrito por Ramon Ramos

A política editorial do DINO impede que as notícias contenham publicidade, seja de forma direta ou indireta, no texto ou na imagem. Isso é necessário porque a notícia deve ser imparcial e objetiva, informando ao leitor sobre um acontecimento recente de interesse público sem nenhum tipo de caráter opinativo.

A publicidade, mesmo a indireta, é uma forma de expressar a opinião do redator, que tenta convencer o leitor sobre a qualidade ou eficiência de uma empresa, produto, serviço ou pessoa.

Assim, é importante que você busque identificar possíveis trechos publicitários em sua notícia antes de enviá-la para a análise. Para muitos, especialmente aqueles habituados a trabalhar com o texto publicitário no dia-a-dia, pode ser difícil separar o que é publicidade e o que não é. As seguintes dicas podem ajudar:

1. Trechos publicitários contém adjetivos. A publicidade se utiliza de adjetivos como “melhor”, “eficiente”, “rápido”, “seguro”, “inovador”, “vantajoso”, “imbatível”, “pioneira”, etc.

2. Um trecho que foque exclusivamente nas atividades de uma empresa, descrevendo como ela foi fundada, quais são seus serviços, que produtos oferece, etc. é considerado publicitário, ainda que não elogie a empresa diretamente.

3. Menções a preços, descontos e promoções tornam o trecho publicitário, assim como a inserção de tabelas de preços e listas de produtos.

4. As citações (aspas) de porta-vozes de uma empresa também não podem falar dela e de seus serviços/produtos de maneira elogiosa. Mesmo sendo a opinião de alguém entre aspas, a citação também não pode ser publicitária.

5. Mencionar o nome da empresa, produto ou profissional no título, resumo ou nos primeiros parágrafos pode ser considerado uma forma de publicidade na notícia. O ideal é que o nome só apareça depois do terceiro parágrafo e após a apresentação de dados do setor ou um acontecimento de interesse público.

6. A imagem, para não ser publicitária, precisa ser associada ao tema de forma mais genérica. São consideradas imagens publicitárias: retratos de pessoas (estão olhando para a câmera ou são o único elemento de foco), fotos de divulgação de produtos (com fundo branco, por exemplo), fotos com preços e anúncios de promoções, fotos em que há um logotipo e imagens com texto sobreposto.

Com essa lista de características, fica mais fácil identificar trechos publicitários no seu texto e evitar que ele se desvie da estrutura de notícia. Revise seu conteúdo mais uma vez antes de enviar para a análise e boa publicação. Ah, e se tiver qualquer dúvida sobre esse assunto, a nossa equipe está por aqui para te ajudar, não deixe de nos chamar!