Todas as coleções
Dicas: Produção de Conteúdo
Como inserir citações na notícia
Como inserir citações na notícia
Ramon Ramos avatar
Escrito por Ramon Ramos
Atualizado há mais de uma semana

As citações são uma ótima forma de enriquecer a sua notícia, trazendo a visão de um especialista no assunto ou de alguém com capacidade de comentar sobre o fato ou setor que são abordados na notícia. Elas são a reprodução literal da fala dessa pessoa, e existe a forma correta de inseri-las no texto.

O ideal é que a primeira citação apareça depois do terceiro parágrafo, e que elas não ocupem vários parágrafos seguidos. Veja um exemplo de como inserir a citação de maneira correta no texto:

Uma pesquisa da Associação XYZ mostrou que o mercado de livros cresceu em X% em 2021. Os dados do levantamento indicaram um faturamento de R$ XX.000,00 das editoras, o que representa R$ XX.000,00 a mais que no ano passado. “Na pandemia, notamos um aumento do interesse dos consumidores em comprar livros para si próprios ou para presentear, e acreditamos que a busca do livro para entretenimento foi o maior motivo desse aumento de vendas”, comenta João da Silva, gerente da Editora ABCD.

Então, a citação deve:

  • estar entre aspas duplas;

  • estar atribuída a um porta-voz/entrevistado, devidamente identificado (profissão, cargo);

  • estar ligada ao nome de quem falou por um verbo como disse, comenta, explica, completa, etc.;

  • ser complementar ao conteúdo do parágrafo;

  • ter no máximo 03 linhas.

A citação não pode:

  • estar entre aspas simples;

  • estar sem a identificação de quem a disse;

  • estar em itálico ou negrito;

  • ter formatação diferente do resto do texto;

  • estar ligada ao nome do porta-voz por travessão ( - )

  • ser publicitária ou desconectada do conteúdo do parágrafo.

Agora você já sabe o que fazer quando precisar inserir uma citação no texto. Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado e boa escrita!

Respondeu à sua pergunta?