Todas as coleções
Dicas: Produção de Conteúdo
Como sua empresa pode aparecer no Circuito Institucional?
Como sua empresa pode aparecer no Circuito Institucional?
Yasmim Dalpiaz avatar
Escrito por Yasmim Dalpiaz
Atualizado há mais de uma semana

Aqui no DINO temos três circuitos dedicados a publicações de notícias corporativas, cada um deles possui estratégia e finalidade específicas. Se o foco das publicações estiver voltado a pautas relacionadas a informações diretamente ligadas a informações próprias de empresas como, por exemplo, seu funcionamento, forma de organização, planejamento estratégico, resultados financeiros e afins, o circuito adequado é o Institucional.

Com esse circuito é possível publicar textos informativos dedicados a apresentar ações institucionais como participação ou organização de eventos, novas parcerias, premiações, expansão de unidades, planejamento estratégico, resultados semestrais/anuais, contratação de colaboradores, atividades culturais com programação gratuita, lançamentos musicais e literários e outras pautas que estão estritamente ligadas a instituições.

Quando a empresa ou profissional não possui necessariamente uma notícia para veicular (um fato novo, recente, de relevância, abrangência e caráter público), a estratégia adequada é a de utilizar a autoridade e conhecimento para complementar e compor conteúdos didáticos sobre o segmento de atuação, sempre oferecendo ao leitor informações apuradas e objetivas.

É importante reforçar que nenhum circuito do DINO publica conteúdos publicitários, tendenciosos, comerciais e que façam qualquer tipo de propaganda (publieditorial). Nossas publicações não vendem produtos ou serviços, elas oferecem informações que contribuem para o melhor entendimento do leitor acerca dos mais variados temas.

Veja como a empresa ou profissional pode aparecer em nosso Circuito Institucional:

Ações para o mercado, projetos, investimentos no setor e patrocínios: a empresa pode informar, em um release objetivo e informativo, sobre algum projeto, investimento e patrocínio que esteja promovendo.

Eventos: a empresa ou profissional pode informar sobre um evento, festival ou feira que esteja organizando. O texto deve ter como objetivo transmitir as informações básicas sobre o acontecimento: onde acontece, quando, quem pode participar, qual o objetivo principal, que tipo de palestras, shows e debates acontecerão etc. Além disso, a instituição ou profissional também pode publicar sobre a sua participação em algum evento do setor onde atua, como “Empresa XXXXX realiza palestra no Festival XXXXXXXXX”.

Observação: a participação no evento não deve ter como foco a venda de produtos ou serviços da empresa mencionada.

Parcerias: é possível informar também sobre parceria entre empresas e marcas, qual é o objetivo dessa fusão, quais foram os investimentos, quais as expectativas dos gestores e equipe para o novo momento. Veja alguns exemplos: Game Station anuncia fusão com Grupo Azeka; Fusões e Aquisições: Perfect Pay adquire a Cloudfox;

Observação: se o fruto da parceria for exclusivamente para a elaboração de novos produtos e, consequentemente, serão eles destacados na publicação, configurará caráter comercial e publicitário. O foco das parcerias deve estar naquelas que resultam em estratégias e modelos de negócios visando posicionamento de mercado e não apenas clientes.

Premiações: a empresa ou profissional pode publicar sobre uma premiação que tenha recebido recentemente, lembrando sempre que não se deve fazer autopromoção da marca e, sim, transmitir a informação de forma objetiva para o leitor - qual era a temática da premiação; quais foram os critérios de avaliação; qual é a abrangência do prêmio; quais aspectos de destaque levaram ao reconhecimento da instituição. Para esses textos, pedimos que sempre que possível seja usada a ferramenta de hiperlink para indicar onde consta a confirmação do prêmio para aquela determinada empresa ou pessoa.

Anúncio de nova gestão: um dos tipos de notícias corporativas que pode ser veiculado por meio do circuito institucional é o de informes sobre mudanças no quadro de colaboradores de uma empresa. O texto sobre uma troca de CEO ou diretor/a, por exemplo, deve focar na estratégia da empresa para essa mudança, breve histórico do/da profissional, planos e expectativas para o futuro da empresa.

Observação: é importante atentar-se para o tom imparcial: não faça menções elogiosas ao profissional e à empresa.

Lançamentos musicais e literários: músicos e autores/as também têm seu espaço garantido aqui no DINO! Um lançamento musical ou literário deve ser abordado no formato de release, trazendo informações básicas sobre a pauta: quem é o artista ou autor/a, qual gênero musical ou literário em que atua, quais as características dessa produção artística, breve histórico da carreira (sem que haja autopromoção do artista), qual a produtora ou editora que conduziu o projeto, citação do artista ou autor/a sobre seu lançamento.

Em caso de pautas com lançamentos musicais, deve-se apresentar no texto informações abrangentes que estejam ligadas ao músico e sua obra. Trabalhar o gênero, a produção do clipe e a indústria musical são bons contextos para tais pautas.

Tratando-se de livros, o assunto que a obra aborda, o processo de pesquisa e coleta de informações para elaboração, as referências utilizadas e as informações relevantes a serem compartilhadas com os leitores são o ponto de destaque do texto. O lançamento do livro surge, na matéria, como um complemento ao tema principal, indicando que é possível saber mais sobre o tópico na recente publicação.

Observação: textos com estrutura e linguagem de resenha ou sinopses não cabem enquanto material institucional informativo para o circuito em questão.

Autoridade e conhecimento: Quando não há um fato inédito ou uma ação realizada pela empresa, basta elaborar um conteúdo abrangente e informativo sobre uma temática relacionada à sua área de atuação e trazer uma autoridade (especialista) para comentar dentro do texto, transmitindo seu conhecimento sobre determinado assunto. Veja, por exemplo, esses conteúdos:

1) Brasil é um dos países com maiores taxas de judicialização do mundo -nesse conteúdo, a empresa traz alguém de sua equipe, que é especialista na questão, para comentar sobre o fato noticiado no Brasil e que envolve o seu setor de atuação.

2) Especialista explica como as pressões sociais afetam a saúde mental - aqui vemos um profissional trazendo informações e dicas importantes sobre um determinado assunto. É preciso lembrar que, tratando-se de pautas relacionadas à saúde, indicar pesquisas e estudos que complementam o texto por meio de hiperlinks é essencial para que o conteúdo fique mais informativo e referenciado por fontes confiáveis e de conhecimento público.

3) Marketing digital para divulgação de serviços médicos exige regras - nesse conteúdo o especialista de uma empresa aparece para alertar os profissionais do setor de medicina sobre como deve ser a utilização do método em questão que, nesse caso, é o marketing digital para médicos.

Dicas extras: lembre-se de verificar nosso padrão editorial para as imagens que acompanham a divulgação de notícias corporativas. Esse link pode te ajudar com isso: “ O que é uma imagem adequada?”. Também ressaltamos que não publicamos conteúdo com características de publicidade, seja de forma direta ou indireta. Esse link pode te ajudar na construção do seu texto: “O que é caracterizado como publicidade no texto?

Pronto! Levando em consideração as sugestões e dicas mencionadas acima seu conteúdo institucional ficará adequado ao padrão editorial do DINO e será publicado mais rapidamente. Caso você possua um texto já escrito e tenha dúvidas para saber como ele pode se encaixar nesse circuito, basta nos contatar, estamos sempre à disposição pelo chat e também no e-mail [email protected] :)

Respondeu à sua pergunta?