No Dino seguimos uma linha editorial firmada com nossos parceiros, no qual estabelece principalmente, que os conteúdos devem ser essencialmente informativos e não podem ter cunho publicitário, comercial ou de propaganda - direta ou indiretamente.
Com isso, não é possível que a publicação de conteúdos focados exclusivamente em lançamentos de produtos, serviços, marcas e afins ocorra. Ou seja, não publicamos qualquer apresentação comercial ou ação direcionada para promover uma marca (Showroom, por exemplo), pois ao focar em uma divulgação o conteúdo espontaneamente assumirá o tom publicitário.
Teria alguma forma que eu pudesse trazer sobre esse assunto no texto?
Apesar de não poder focar ou ter grande destaque no conteúdo, é possível abordar sobre determinados lançamentos ao longo do texto, onde deve aparecer apenas como complemento de alguma informação mais ampla e dentro do circuito correto.
Um exemplo seria a divulgação de um livro. O conteúdo poderia abordar sobre o seu lançamento desde que a estrutura do texto seja como um release de evento, e não uma resenha do livro ou sobre o autor. Então o conteúdo precisaria passar informações objetivas e imparciais, como: onde ocorrerá o evento de lançamento, horário, data, local e etc; e seria publicado apenas no circuito institucional.
Agora, se for lançamento de plataforma, por exemplo, não é possível trazer enquanto foco, mas pode ser mencionado ao longo do conteúdo. Veja como seria a menção a plataforma dentro de um conteúdo abrangente sobre marketing de conteúdo:
Exemplo:
“Para Rodrigo Azevedo, CEO do Dino, empresa de newswire criadora do aplicativo xxxxxxx, o marketing de conteúdo trouxe diversas possibilidades para as empresas…"
E quando falamos de lançamentos de aplicativos?
Nesse caso, a orientação é a mesma que colocamos anteriormente (sobre plataformas). Ao trazer um lançamento, mesmo indiretamente, estaríamos promovendo o produto. E, como sabe, nós não publicamos conteúdos publicitários, por isso, independente do circuito, o conteúdo também teria que ser abrangente e a menção ao aplicativo seria por meio do seu porta-voz, na citação.
Exemplo:
“O uso de tecnologias voltadas para o mercado de comunicação podem intensificar o panorama da digitalização das empresas, não só com o marketing digital, mas auxiliando também outras vertentes da área”, comenta Lucas Nazário, CEO da Knewin, empresa de PR que lançou recentemente o aplicativo Monitoring.
No geral, pedimos sempre que o conteúdo seja imparcial e informe algo abrangente ao leitor, sem indicar publicidade e sem levá-lo a tomada de ação.
Esperamos que essas dicas te ajudem a estruturar o seu conteúdo de acordo com a linha editorial do Dino!
Caso ainda tenha dúvidas, basta nos chamar no chat.