Posso falar sobre lançamentos?
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Escrito por Ramon Ramos
Atualizado há mais de uma semana

No Dino seguimos uma linha editorial firmada com nossos parceiros, no qual estabelece principalmente, que os conteúdos devem ser essencialmente informativos e não podem ter cunho publicitário, comercial ou de propaganda - direta ou indiretamente.

Com isso, não é possível que a publicação de conteúdos focados exclusivamente em lançamentos de produtos, serviços, marcas e afins ocorra. Ou seja, não publicamos qualquer apresentação comercial ou ação direcionada para promover uma marca (Showroom, por exemplo), pois ao focar em uma divulgação o conteúdo espontaneamente assumirá o tom publicitário.

Teria alguma forma que eu pudesse trazer sobre esse assunto no texto?

Apesar de não poder focar ou ter grande destaque no conteúdo, é possível abordar sobre determinados lançamentos ao longo do texto, onde deve aparecer apenas como complemento de alguma informação mais ampla e dentro do circuito correto.

Um exemplo seria a divulgação de um livro. O conteúdo poderia abordar sobre o seu lançamento desde que a estrutura do texto seja como um release de evento, e não uma resenha do livro ou sobre o autor. Então o conteúdo precisaria passar informações objetivas e imparciais, como: onde ocorrerá o evento de lançamento, horário, data, local e etc; e seria publicado apenas no circuito institucional.

Agora, se for lançamento de plataforma, por exemplo, não é possível trazer enquanto foco, mas pode ser mencionado ao longo do conteúdo. Veja como seria a menção a plataforma dentro de um conteúdo abrangente sobre marketing de conteúdo:

Exemplo:

“Para Rodrigo Azevedo, CEO do Dino, empresa de newswire criadora do aplicativo xxxxxxx, o marketing de conteúdo trouxe diversas possibilidades para as empresas…"

E quando falamos de lançamentos de aplicativos?

Nesse caso, a orientação é a mesma que colocamos anteriormente (sobre plataformas). Ao trazer um lançamento, mesmo indiretamente, estaríamos promovendo o produto. E, como sabe, nós não publicamos conteúdos publicitários, por isso, independente do circuito, o conteúdo também teria que ser abrangente e a menção ao aplicativo seria por meio do seu porta-voz, na citação.

Exemplo:

“O uso de tecnologias voltadas para o mercado de comunicação podem intensificar o panorama da digitalização das empresas, não só com o marketing digital, mas auxiliando também outras vertentes da área”, comenta Lucas Nazário, CEO da Knewin, empresa de PR que lançou recentemente o aplicativo Monitoring.

No geral, pedimos sempre que o conteúdo seja imparcial e informe algo abrangente ao leitor, sem indicar publicidade e sem levá-lo a tomada de ação.

Esperamos que essas dicas te ajudem a estruturar o seu conteúdo de acordo com a linha editorial do Dino!

Caso ainda tenha dúvidas, basta nos chamar no chat.

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