Todas as coleções
Sobre o DINO
Principais dúvidas referente ao serviço de produção de conteúdo
Principais dúvidas referente ao serviço de produção de conteúdo
Caroline Silva avatar
Escrito por Caroline Silva
Atualizado há mais de uma semana

A produção de conteúdo é um serviço adicional do Dino onde nosso time de redatores e jornalistas produzem os textos com base nas informações que o cliente deseja divulgar, seguindo as diretrizes da política editorial desenhada com os portais parceiros.

Abaixo, nós reunimos as perguntas frequentes que recebemos para esclarecer ainda mais qual o fluxo desse serviço:

Quais são as principais etapas do fluxo de produção de conteúdo?

Atualmente, para podermos produzir um texto de qualidade e alinhado às diretrizes do cliente, seguimos 6 etapas, sendo elas:

1 - Briefing; Nesse primeiro passo, você nos envia, através do briefing de pré-pauta, o seu direcionamento de tema daquele mês (lembrando que sempre pode contar com a nossa equipe caso esteja sem ideias).

2 - Pauta: Aqui, o briefing de pré-pauta é enviado ao redator para que ele possa validar o tema e solicitar, dentro de 2 dias úteis, perguntas/informações que irão nos auxiliar durante a construção do conteúdo.

3 - Texto: Nesta etapa, o conteúdo é produzido em 5 dias úteis por um dos redatores Dino de acordo com a pauta aprovada na etapa anterior assim como informações enviadas de forma complementar e linha editorial.

4 - Revisão: Nesse processo, o texto é enviado finalizado a você por meio de um link do Google docs para que o mesmo possa revisar e, caso necessário, solicitar ajustes.

5 - Imagem: A fim de complementar ainda mais a matéria, nessa etapa nós definimos junto com você qual será a imagem utilizada para publicação nos portais parceiros.

6 - Data: Por fim, a última etapa resulta na escolha da data de publicação, onde você tem liberdade para selecionar o dia que lhe faz mais sentido ter aquele material publicado.

Por que eu preciso preencher um briefing de pré-pauta por mês?

Ao contratar o Dino, a empresa não pensa em abordar um único tema todos os meses, por isso, para acompanharmos o seu objetivo mês a mês, nós trabalhamos com o briefing de pré-pauta.

Além de nos informar sobre as editorias e restrições do assunto, ele nos ajuda a entender e organizar melhor os seus objetivos.

Mas lembre-se, caso você não tenha ideias de tema em algum momento para direcionar pelo briefing, conte com a nossa equipe para ajudá-lo nessa etapa com sugestões!

Qual a finalidade das perguntas solicitadas pela equipe na etapa de “pauta”?

A produção de conteúdo Dino, apesar de feita pelos nossos redatores profissionais, aborda todo tipo de assunto que está permitido dentro de nossa política editorial, e não há como um jornalista ser especialista em todos os setores de atuação dos nossos clientes, por isso, para que o texto fique mais rico e fundamentado, nós contamos com o seu auxílio para elaboração das aspas.

Você nos fornece essa ajuda respondendo as perguntas que são solicitadas na etapa de pauta de forma coerente e complementar ao tema, trazendo a sua visão técnica enquanto especialista do mercado sobre a pauta que está sendo trabalhada.

Dessa forma, nós temos a junção perfeita de um redator especialista na elaboração do texto de acordo com os critérios editoriais estabelecidos pelo Dino e comentários de um profissional da área para construção do material a ser publicado.

Como eu posso solicitar ajustes em um texto?

Quando enviamos o texto finalizado para sua revisão, você tem o direito previsto em contrato de solicitar ajustes caso identifique necessidade de alteração em algum trecho do conteúdo produzido.

Hoje, nós pedimos que toda solicitação de alteração em texto de Produção seja feita por meio de comentários no arquivo de Docs que enviamos. Dessa forma conseguimos visualizar melhor o que precisa ser alterado.

Isso porque, como sabe, nós precisamos seguir uma linha editorial estabelecida pelos nossos profissionais em conjunto com os portais parceiros, por isso, não é possível que o próprio cliente edite o material, uma vez que, dessa forma, perderíamos o controle do que foi alterado e se tais alterações interferem (ou não), em nossa linha editorial.

Dito isso, segue abaixo como você pode solicitar ajustes ao longo do documento que foi enviado:

Por que eu preciso solicitar hiperlinks ao longo do texto produzido pelo Dino?

Os nossos redatores não fazem inserção de hiperlinks ao longo do conteúdo (apenas em caso de citação de pesquisas, estudos, levantamentos, etc..).

Por isso, a solicitação de hiperlinks é de sua responsabilidade no momento que recebe o texto para revisão.

Os hiperlinks, além de auxiliar na sua estratégia de SEO, direciona os leitores para o seu site, blog ou redes sociais gerando backlinks.

Qual a importância de “manter a recorrência da assinatura”?

Como visto até aqui, o processo de produção de conteúdo conta com diversas etapas que precisam passar pela sua aprovação, por isso, manter a recorrência da assinatura, que significa manter um contato recorrente conosco, é de extrema importância para que os conteúdos não se acumulem.

Veja, se você não nos retorna sobre a pauta do mês, ou sobre a imagem e data para publicação, o processo fica estacionado naquela etapa até que haja um retorno, o que pode resultar em atrasos na divulgação.

Como nós temos prazos internos a serem seguidos, o ideal é que você se organize para conseguir cumprir com as demandas necessárias, a fim de finalizar as 6 etapas dentro do mês em questão e ter o texto publicado.

A nossa equipe está sempre em contato para auxiliar em qualquer etapa do processo, mas é necessário trabalharmos em conjunto para obtermos o resultado final.

Abaixo, deixamos um modelo de como você pode se organizar para cumprir com as demandas de cada mês a fim de s todo o fluxo necessário:

Ficou com mais alguma dúvida?

Fale com nossa equipe de Sucesso do Cliente pelo chat (parte inferior do site e plataforma), pelo telefone (11) 5070-4400 pelo e-mail [email protected] com atendimento de segunda a sexta em horário comercial.

Respondeu à sua pergunta?